domingo, 8 de abril de 2012

RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS

A responsabilidade social vem afetando atualmente também o comportamento das empresas, que estão sempre em busca de maiores lucros. Essa responsabilidade se tornou requisito mais importante para o posicionamento social das organizações no mercado, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico, sendo caracterizada pela ética e trasparência com seus clientes. Preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras.

Para Grajew (presidente do instituto Ethos) conceitua responsabilidade social como "(...) a atitude ética da empresa em todas as suas atividades. Diz respeito às interações da empresa com funcionários, fornecedores, clientes, acionistas, governo, concorrentes, meio ambiente e comunidade. Os preceitos da responsabilidade social podem balizar, inclusive, todas as atividades políticas empresariais". ( GRAJEW, Instituto Ethos, 2001).

A responsabilidade social começou a ser estudada na década de 50, nos Estados Unidos (EUA) e posteriormente na Europa na década de 60. Mas as primeiras manifestações sobre o tema vieram no início do século com os trabalhos de Charles Eliot (1906), Artur Hakley (1907), e John Clark (1916). Mas essas manifestações não receberam apoio, isso porque elas foram interpretadas na época como um punho socialista, o tema só ganhou espaço nos estados unidos com a publicação do livro Social Responsabilities of The Business man, de Howard Bowen em (1953). Posteriormente na década de 70 surgiram as primeiras associações de profissionais interessados em estudar o tema.
Segundo o livro da comissão europeia (2001), “O conceito de responsabilidade social e, as empresas decidem numa voluntária contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo”. Com base nesse conceito, em outras palavras as empresas não devem levar em conta os seus próprios interesses da comunidade local, clientes, fornecedores e etc.
Segundo Carlos Cabral Cardoso (2002) diz-se a dois níveis, o nível interno: relação com trabalhadores e todas as partes interessadas afetadas pela empresa e que por seu turno, podem influenciar no alcance dos resultados. Nível externo tem em conta as consequências das ações de uma organização sobre seus componentes externos, nomeadamente, o ambiente, os seus parceiros de negócios e meio envolventes outras definições para o termo responsabilidade social.
Os sociólogos definem o RS em forma de retribuição a alguém, por algo alcançado ou permitido, modificando hábitos e costumes ou perfil das pessoas ou do lugar que recebe impacto.
            As empresas atualmente investem bastante em projetos de responsabilidade social, criando uma imagem de empresa solidária e assim atraindo mais clientes. Acabando por esquecerem o real sentido da "responsabilidade social", preoculpando-se apenas em gerar lucros, encarando essa responsabilidade como simples marketing e investindo em qualquer projeto, enquanto deveriam se preocupar em investir somente naqueles que tem relação com o seu negócio.
Responsabilidade Social: é o cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e das empresas para com a sociedade em geral.
De forma pratica a essa responsabilidade social, são criadas programas de treinamento para funcionarios, cartilhas de como a empresa deve agir ou melhorar em termos de R.S (por exemplo o ISO 2600:2010, que daremos destaque no proximo post;ONGs, projetos de cunho social principalmente para jovens e idosos e de cunho ambiental. tomaremos como exemplo a ONG:


Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) reconhecida pelo Ministério da Justiça, existe desde 1989 e atua na promoção de interesses difusos, tais como direitos humanos, cidadania e desenvolvimento, a partir da valorização do capital natural. Atua nas políticas públicas, nos mercados, nas comunidades locais e no mundo da informação, por meio de atividades inovadoras com foto prioritário, mas não exclusivo, na região amazônica..
A entidade é completamente independente. Participa de redes internacionais como BankTrack – que acompanha o setor financeiro e seus impactos sobre as pessoas e o planeta – e BICECA, na escala sul-americana, assim como mantém acordos de parceria com grupos da rede Friends of the Earth International em diversos países, porém sem qualquer vinculação formal
segundo o site http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/responsabilidadesocial/0076.htm, podemos observar um exemplo prático de que as empresas tomando iniciativas como a Samarco Mineração, podem mudar a postura de outras empresas, buscando a responsabiliade social;

"Um engenheiro da Samarco Mineração, uma das maiores exportadoras brasileiras de minério de ferro, foi despachado, em meados de 1999, para uma pequena cidade no oeste da Índia. Ali fica a mina de um dos fornecedores de bentonita, uma matéria-prima usada no processo de fabricação do aço. Sua missão era preparar o embarque de 11.000 toneladas do insumo comprado pela Samarco. Sucede que o negócio gorou já na primeira visita do brasileiro à mina. Ele teve uma visão assustadora do local: mineiros manuseavam ácidos perigosos sem nenhuma proteção. A pele de seus antebraços estava despigmentada, como se acometidos de vitiligo. "As condições de trabalho eram inaceitáveis", diz Luciano Penido, presidente da Samarco.
Desde então, a companhia nunca mais negociou com a empresa indiana. Essa decisão teve um efeito positivo: recentemente, a Mitsubishi, trading da empresa indiana, procurou a Samarco para mostrar que normas de segurança haviam sido tomadas."
Para complementar o que foi exposto, segue logo abaixo um video sobre responsabilidade social nas empresas atualizadas:




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