No que foi exposto anteriormente, como uma categoria de empresa turística, estão os meios de hospedagem que não diferente das outras empresas os proprietários estão investindo também em responsabilidade social, não apenas no o ambiente físico, mas também com seus funcionários, para a geração de lucros a longo prazo.
Segundo Castelli (2003), conceitua como meios de hospedagem, a empresa, que tem por objetivo oferecer serviços de alojamentos a clientela, sem distinção e mediante pagamento.
Segundo o forum internacional integrado de cidadania- educaçã, cultura, saúde e meio ambiente da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Santo Ângelo/RS (2006)
diz que:
segundo Belli (1998) é ao decidir implantar um hotel, o empreendedor deve se cercar de uma série de cuidados para minimizar os riscos envolvidos. Essa afirmação pode ser adaptada para a hotelaria, onde a falta de experiência no ramo acarreta inúmeros problemas ambientais, desde uma arquitetura falha, não voltada para o lado ambiental, sem construção de local próprio para o acondicionamento de resíduos sólidos, sem encanamento apropriado para reutilização das águas dos chuveiros, sem utilização de controladores de energia nos corredores, entre outros aspectos.
Já De Conto (2005) alerta para outro fator, quantos turistas se preocupam com os impactos do turismo sobre todas as destinações? E ai percebe-se que a responsabilidade não é somente dos meios de hospedagem, mas também das pessoas que freqüentam esses empreendimentos,como os tursitas por exemplo, da quantidade de gasto energético que é gerado dentro de uma unidade habitacional, seja por esquecimento da lâmpada ligada, ou pelo uso do ar condicionado; quanto de água é desperdiçado, devido ao mau uso da torneira ou do banho demorado; quanto de resíduo é gerado pelo não aproveitamento de folhas para rascunho ou ainda o quanto o turista é consciente em evitar o desperdício de alimentos dentro de um hotel. Questões como essas que nos servem para refletir e analisar o quanto é complexo o tema gestão ambiental no âmbito dos meios de hospedagem.
As empresas no ramo de meios de hospedagem tem papel de fundamental importância, no quer diz respeito ao meio ambiente, seguindo minunciosamente as legislações ambiental, praticar a responsabilidade social, minimizando o uso dos recursos naturais, a geração de resíduos sólidos, procurando fornecedores com responsabilidade ambiental e comunicar abertamente sua política e práticas ambientais para quem estiver interessado; monitorando assim, o impacto ambiental desenvolvido pela atividade hoteleira.
Na cidade de Parnaiba-Piauí uma cidade com grande potencial turistico, mas pouco explorado, possui numero significativo de meios de hospedagem, mas na sua grande maioria pousadas e hoteis, ou talvez apenas esses dois tipos, para o acolhimento de turistas que visitam a região litorânea. Seria de fundamental importância que essas empresas apliquem esse tipo de pratica citadas acima, mas tomamamos com exemplo de pousada que se preoculpa com o meio ambiente "A POUSADA DOS VENTOS"
"Preocupando-se com o meio ambiente e a utilização racional
de energia fomos pioneiros em utilizar energia solar no aquecimento de água,
através de Boiller, que é distribuída para os apartamentos dando opção do
ajuste da temperatura da água, além de preservar uma imensa área verde dentro
do Hotel. A água utilizada para manutenção de áreas como jardins, banheiros e piscina
vem de um poço com água potável."